Home > Atividades e Ações > Hortas Verticais

O projeto Hortas Verticais foi criado em abril de 2010 com o objetivo de minimizar a extrema pobreza em que se encontravam os jovens atendidos pela Comunidade dos Pequenos Profetas e suas famílias.

O Projeto proporciona uma alternativa de cunho sócio-ecológico ambiental e educacional, a partir da produção de hortas verticais com a utilização de garrafas PET, coletadas do Rio Capibaribe, cortadas ao meio e adaptadas para produção de horticultura. Cebolinha, pimentão, tomate-cereja, alface, coentro, hortelã são algumas das hortaliças produzidas por estas famílias em suas próprias casas.

CPP Hortas Verticais

Esse processo, de fácil montagem, envolve todo um trabalho de conscientização ambiental, emocional e nutricional e acaba colaborando para a conservação do meio ambiente, na medida em que estimula o cuidado com a limpeza dos rios e o reaproveitamento de resíduos sólidos, e também para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes, que adquirem o hábito do plantio, do contato com a natureza e da alimentação saudável, com orientações sobre as propriedades nutricionais necessárias para o corpo humano.

Em seis anos de atuação, o projeto já beneficiou 400 famílias de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, circunvizinhas à instituição, e conseguiu retirar do Rio Capibaribe (no Recife, em Pernambuco) e reaproveitar 1 tonelada de garrafas PET. O fruto desse trabalho foi bastante reconhecido pelos moradores do Recife. O vídeo sobre o projeto divulgado no youtube tem quase um milhão de visualizações.

Comunidade dos Pequenos Profetas