Home > Atividades e Ações > Gastronomia Social

Este projeto tem como objetivo tornar a gastronomia uma ação capaz de auxiliar na melhoria da saúde e no ganho de peso das crianças e adolescentes atendidos pela Comunidade dos Pequenos Profetas, bem como contribuir para as suas rendas familiares.

O projeto envolve princípios de sustentabilidade e resgate de cidadania. Os participantes têm acesso a aulas e oficinas sobre a importância dos alimentos orgânicos na agricultura, produção de hortas verticais, prática de manipulação dos alimentos, organização e higienização, gastronomia com produtos da estação e degustação.

CPP Gastronomia Social

O trabalho conta com o desenvolvimento de práticas voltadas para a alimentação que valorizem a vida do indivíduo, o bem-estar, e ainda que despertem o senso crítico. A ideia é que participante se perceba como agente construtor de sua própria história, agindo e interagindo no todo social, com reivindicações e apresentação de caminhos para o surgimento e perpetuação de uma vida digna, cidadã.

A melhoria do cardápio familiar a partir de ingredientes disponíveis nos lares dos jovens, o estímulo à introdução de gêneros alimentícios (frutas/verduras/legumes) livres de agrotóxicos no hábito alimentar, a conscientização e capacitação das famílias desses jovens sobre a reeducação alimentar, a importância da qualidade das refeições, o cultivo de hortas verticais em casa, economia na aquisição de hortaliças e conservação do meio ambiente são alguns dos objetivos específicos do projeto. Além disso, o Gastronomia Social vem fomentar a participação de profissionais da área gastronômica e fortalecer os laços sociais dos envolvidos no ambiente escolar e nas comunidades onde vivem.

Comunidade dos Pequenos Profetas